31 de dezembro de 2020

 Com a consciência do peso que teria este ano, acabei tatuando 2020 na perna. Evidentemente que a pandemia teve impacto na minha vida, a na minha liberdade, e que os livros de história falarão certamente dela, e todavia, não era apenas a esse peso que me referia. Em silêncio fui carregando o fardo de vir a ser provavelmente o ano da morte da minha mãe, mas mal sabia eu que a morte é só uma das possibilidades, e quando ela não vem, existem todas as outras. Mágoa, sofrimento, doença, inveja. 

Se eu li nos astros a dor que sentiria ao olhar para ela, se tanto temi o fim da sua vida, certamente que não antecipei que tudo podia ser sempre ainda pior - e ainda assim a morte não vir. 

Este ano ela foi operada a uma hérnia, a operação correu mal, apanhou uma bactéria, ficou mês e meio internada, achei que nunca mais ia andar. Dois meses depois, na segunda oposição neptuno/lua, foi encontrada a ter convulsões devido a um primeiro ataque epilético, nesse dia a minha tia preparou-me para a sua morte, mas a minha mãe não foi a lado nenhum, nem teve sequelas. Na terceira oposição lua/neptuno, foi roubada por aquele que achávamos ser o seu melhor amigo. À retrospetiva consigo relacionar os trânsitos dos planetas com os eventos da vida, todavia, este ano sabia que haveria muito sofrimento e que seria por ela patrocinado, pela dor que eu não conseguiria aliviar, pela a vida que não poderia viver por ela. Olhei para os trágicos acontecimentos que a minha mãe viveu, com a recordação de como ela era, antes de tudo. Nunca em 2018 pensei que o AVC tinha sido apenas o principio de toda uma cadeia de eventos, dos quais nunca teria superado sem a terapia que faço, sem a namorada que tenho, sem os amigos que nunca deixaram de estar a meu lado - aqueles que importam. 

Nas águas profundas do sofrimento, encontro alguma humildade, curvo-me diante da dor para celebrar também a união entre as pessoas, o amor universal, a empatia, a vulnerabilidade face à vida, face ao que pode chegar. Mais do que lembrar os eventos felizes, quis tatuar um ano que me iria para sempre transformar na pessoa que eu serei para sempre.

Sem comentários: